sábado, maio 22, 2010

Estrutura em Rede

A estrutura em rede começa a surgir como partes de organizações, principalmente em empresas de tecnologia . Nessa estrutura inexiste o conceito de hierarquia formal e o trabalho é feito em equipe, onde existe a idéa de propriedade coletiva do trabalho.


Na estrutura em rede, em vez de atores organizacionais com pápeis fixos, tem-se um conjunto de indivíduos que trabalham cooperativamente. Apesar da propriedade ser coletiva, é frequente a existência de líderes nesse grupos, que na maioria das vezes tem uma função fundamentalmente de iniciador ou motivador dos trabalhos. Exemplos: campanhas publicitárias, construção de software livre, organizações filantrópicas, projetos de cooperação científica.

A Figura abaixo mostra a estrutura desse tipo de organização (aqui ressaltamos apenas algumas das relações possíveis). As vantagens são: flexibilidade no tratamento da tarefa, trabalho em grupo, criação e propriedade coletiva, maximização das habilidades do indivíduo. As desvantagens são: falta de responsabilidade individual, gerência coletiva, acumulo do canal de comunicação, complexidade de sincronização.



Os sistemas de informação para lidarem com esse tipo de estrutura organizacional são fortemente centrados em comunicação, porque o fluxo é basicamente entre todos os indivíduos envolvidos. Esses Sistemas de Informação tornam-se cada vez mais frequentes na medida em que se tornam disponíveis tecnologias de software que dão apoio ao trabalho cooperativo tanto síncrono como assíncrono.

Comunicações assíncronas são aquelas como o de correio eletrônico e comunicação síncrona são aquelas onde os emissores e receptores estão interagindo de uma forma fortemente acoplada temporalmente, ou seja, em tempo real. Existe hoje uma série de softwares que dão apoio a construção de sistemas de informação desse tipo. Um deles é o Lotus, antigo Lotus Notes.

A implementação de um Sistema de Informação para uma estrutura em rede é mais difícil, porque tem que ser geral o suficinte para atender todo um grupo, e ser particular o suficiente para dar apoio ao trabalho de cada indivíduo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem explicado, obrigado por está compartilhando essas informações.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Obrigado.

Cairo Rachide Neha disse...

Obrigado......m ajudou muito..

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Obrigado