sábado, maio 22, 2010

Estrutura Divisionalizada

A estrutura divisionalizada é a estrutura organizacional que replica a estrutura funcional em mais de uma divisão da organização. Nesse caso, uma organização muito grande pode estruturar em divisões. Podem existir vários níveis de divisão, o que, claro, acarreta uma maior complexidade. Por exemplo, uma divisão geográfica poderia ter várias divisões de produtos.

Exemplos de estruturas são: regiões geográficas, linhas de produto e faixa de renda de consumidores. Portanto, em cada uma dessas divisões encontramos uma estrutura funcional semelhantes entre si. Veja a Figura, onde mostramos uma organização comercial dividida segundo três regiões geográficas (Sul, Sudeste e Centro Oeste) que engloba, em cada uma, uma estrutura funcional semelhante (Compras, Lojas, Estoque, Logística, Pessoal, Finanças).



É possível também encontrarmos organizações onde a separação funcional e divisional seja tão independente que não haja subordinação entre elas. Caso semelhante seria a combinação de divisão de produtos e divisão geográfica.

“As vantagens são: concentração na área do negócio, facilita-se medições de eficiência, facilidade na adição e subtração de novas unidades, facilita a atenção da gerência superior para com assuntos estrátegicos, encouraja o desenvolvimento da gerência. As desvantagens são: possibilidade de confusão sobre responsabilidade, conflito entre divisões, maior custo nas trocas entre divisões, divisões podem tornar-se muito grandes e complexidade de coordenação caso haja muitas divisões.”
(Gerry Johnson e Kevan Shcoles “Exploring Corporate Strategy”)

O arquiteto de sistemas de informação, quando lidando com estrutura divisionalizada, deve atentar que o fluxo de informação, além das características funcionais tem que considerar o fluxo entre funcões semelhantes de outras divisões, como também atender mais um nível de aglutinação (divisão). Sistemas de informação que dão apoio a organizações divisionalizadas têm que ter cuidado especial no tratamento das diferenças entre as estruturas funcionais replicadas.

Um comentário:

Wellington Torrejais da Silva disse...

Conteudo muito interessante.