Ontem, proferi uma palestra no evento PUC Por Um Dia, uma iniciativa da PUC-Rio no sentido de fazer com que alunos do segundo grau conheçam um pouco da Universidade. A palestra teve o mesmo título de uma postagem anterior: O Que Faz o Profissional de Sistemas de Informação.
Para sumarizar o que iria falar, usei de uma estratégia sempre presente na profissão: modelagem. No caso utilizei uma técnica chamada SADT. Modelei os pontos principais do tema utilizando um modelo SADT chamado Datagrama. Um Datagrama é um modelo que centra sua atenção em dados, ou entidades; nesse caso dados são representados por retângulos e atividades são representadas por setas.
Mostro abaixo os dois modelos que utilizei. Na verdade, apresento, aqui, a versão 1.1, um pouco diferente da apresentada na palestra. Nessa versão o conceito de retro-alimentação é modelado explicitamente.
Para lembrar: a sintaxe do datagrama diz que as setas de entrada (à esquerda) são atividades de criação, as setas de saída (à direita) são atividades uso, as setas de controle (cima) são atividades de controle. A seta de mecanismo (abaixo) é indicativa de mecanismo de armazenamento.
sábado, abril 19, 2008
Um Modelo do Que Faz o Profissional de Sistemas de Informação
Postado por julio cesar sampaio do prado leite às 19.4.08
Marcadores: analista de sistemas, educação sistemas de informação, modelagem, modelos, profissional de sistemas de informação, SADT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Adoro seu blog, pq tem bastante conteúdo sobre SI e é o que me apaixonei quando começei a ler sobre, por isso quero fazer graduação em sistemas de informação aqui na FAM em Polesine/RS, estou louca pra começar a faculdade! Beijo!
Giovana,
Obrigado pelo comentário.
Sucesso na Universidade. A carreira de Sistemas de Informação apresenta desafios e oportunidades. Aproveite.
jcspl
O senhor tem essa palestra em video? Queria poder ter assistido
Lara,
Obrigado.Certamente uma boa ideia. Tenho pensado sobre isso. Vamos ver.
Postar um comentário