Existem diferentes tipos de sistemas de informação. Diferentes autores propuseram diferentes taxonomias (veja também na Wikipedia) para explicar-los.
Entendemos que é possível classificar sistemas de informação segundo diferentes pontos de vista. Um desses pontos de vista é o ponto de vista do consumidor, isto é das pessoas que estarão utilizando a informação. Desse ponto de vista (consumidor), entendemos que existem três tipos de sistemas de informação:
- Sistemas de Decisão,
- Sistemas Operacionais e
- Sistemas de Referência.
Sistemas de Decisão
Sistemas de apoio a decisão são sistemas que são diretamente utilizados por gerentes, independentemente de seu nível de decisão na organização. Claro, que esses sistemas são usualmente baseados nos vários bancos de dados da organização que deverão refletir a realidade da empresa. O ponto é que esse tipo de sistemas demanda informação atual, sólida e fornecida em tempo hábil de tal maneira que o gerente possa tomar a melhor decisão possível. Esses sistemas são os que usualmente têm o maior valor na organização. Gerentes precisam de informação para basear suas decisões. Suas carreiras dependem das decisões que tomam e de suas conseqüências para a organização. Por isso, organizações estão dispostas a investirem grandes somas de dinheiro se puderem ter informação de qualidade para substanciarem suas decisões.
Sistemas Operacionais
Também chamados de sistemas transacionais, essa classe basicamente lida com a parte da automação de uma multitude de informações que são necessárias para as tarefas do dia a dia da organização. Esses sistemas existem porque simplesmente é impossível lidar com esse volume de informação sem automação. Eles variam de: sistemas que apóiam o processamento de informações de pagamento de pessoal ao controle de ou o processamento de informação sobre linhas de produção. Seu principal objetivo é o de adquirir informação ou apoiar as atividades fins de uma organização ou de controlar equipamentos. Naturalmente, esses sistemas são aqueles responsáveis por preencher os bancos de dados do qual os outros tipos de sistema derivam seus dados.
Sistemas de Referência
Esses sistemas fornecem informação para um grande número de usuários, que precisam dessa informação para acessar outras informações ou processos de uma dada organização. Esse tipo de sistema é uma espécie de metáfora do conceito do balcão de referência que encontramos em bibliotecas. Aqui usuários podem ser pessoas que trabalham para a organização ou pessoas que são estrangeiras à organização, mas que têm o desejo de tratar com a organização. Por exemplo: manuais eletrônicos, regras, e informação geral são tipos de informação que esses sistemas fornecessem acesso. Com o apoio da tecnologia Web esse tipo de sistema tornou-se de grande importância para as organizações, não só por prover informações que fazem a organização menos dependente de informação em papel (para consumo interno), mas também porque se tornaram um importante canal de marketing, quando a organização tem um sítio na internet
4 comentários:
Muito legal...
Realmente existem diversas classificações para o SI. Seria interessante você postar que autor defende essa classificação que você postou, já li sobre classificação por nível de informação e evolução.
Que classificação é esta?
Caro Marcos,
Obrigado pelo comentário.
Essa taxonomia, como creio esteja explicíto no texto, é de minha autoria.
Essas notas sobre Sistemas de Informação são um meio de dividir meu conhecimento sobre a matéria.
Como digo no título: se gostou, pode usar, mas não esqueça de fazer a citação.
Seria interessante dizer o qué taxonomia em primeiro
Agradecido. Vou colocar uma explicação.
Postar um comentário