sábado, setembro 20, 2008

Usabilidade

Muitos dos Sistemas de Informação da atualidade fazem uso de navegadores para proverem uma interface de comunicação com seus usuários. Isso pode ocorrer em ambientes abertos, internet, ou em ambientes fechados, intranets. Em ambos os casos um dos requisitos não-funcionais mais importantes são os requisitos de usabilidade.

O livro abaixo é um livro destinado a ajudar os profissionais que constroem Sistemas de Informação com o uso de navegadores. Recomendo sua leitura. Por gentileza dos autores fui listado como colaborador, mas na verdade, fui um usuário, que satisfeito com os resultados iniciais da pesquisa, incentivou a publicação do livro. Leiam. É de fácil leitura e repleto de bons exemplos, bem como, de situações a evitar. Além disso, está muito bem diagramado.

sábado, abril 19, 2008

Um Modelo do Que Faz o Profissional de Sistemas de Informação

Ontem, proferi uma palestra no evento PUC Por Um Dia, uma iniciativa da PUC-Rio no sentido de fazer com que alunos do segundo grau conheçam um pouco da Universidade. A palestra teve o mesmo título de uma postagem anterior: O Que Faz o Profissional de Sistemas de Informação.

Para sumarizar o que iria falar, usei de uma estratégia sempre presente na profissão: modelagem. No caso utilizei uma técnica chamada SADT. Modelei os pontos principais do tema utilizando um modelo SADT chamado Datagrama. Um Datagrama é um modelo que centra sua atenção em dados, ou entidades; nesse caso dados são representados por retângulos e atividades são representadas por setas.

Mostro abaixo os dois modelos que utilizei. Na verdade, apresento, aqui, a versão 1.1, um pouco diferente da apresentada na palestra. Nessa versão o conceito de retro-alimentação é modelado explicitamente.





Para lembrar: a sintaxe do datagrama diz que as setas de entrada (à esquerda) são atividades de criação, as setas de saída (à direita) são atividades uso, as setas de controle (cima) são atividades de controle. A seta de mecanismo (abaixo) é indicativa de mecanismo de armazenamento.

quarta-feira, abril 09, 2008

Taxonomia de Sistemas de Informação

Existem diferentes tipos de sistemas de informação. Diferentes autores propuseram diferentes taxonomias (veja também na Wikipedia) para explicar-los.

Entendemos que é possível classificar sistemas de informação segundo diferentes pontos de vista. Um desses pontos de vista é o ponto de vista do consumidor, isto é das pessoas que estarão utilizando a informação. Desse ponto de vista (consumidor), entendemos que existem três tipos de sistemas de informação:

  • Sistemas de Decisão,
  • Sistemas Operacionais e
  • Sistemas de Referência.

Sistemas de Decisão

Sistemas de apoio a decisão são sistemas que são diretamente utilizados por gerentes, independentemente de seu nível de decisão na organização. Claro, que esses sistemas são usualmente baseados nos vários bancos de dados da organização que deverão refletir a realidade da empresa. O ponto é que esse tipo de sistemas demanda informação atual, sólida e fornecida em tempo hábil de tal maneira que o gerente possa tomar a melhor decisão possível. Esses sistemas são os que usualmente têm o maior valor na organização. Gerentes precisam de informação para basear suas decisões. Suas carreiras dependem das decisões que tomam e de suas conseqüências para a organização. Por isso, organizações estão dispostas a investirem grandes somas de dinheiro se puderem ter informação de qualidade para substanciarem suas decisões.

Sistemas Operacionais

Também chamados de sistemas transacionais, essa classe basicamente lida com a parte da automação de uma multitude de informações que são necessárias para as tarefas do dia a dia da organização. Esses sistemas existem porque simplesmente é impossível lidar com esse volume de informação sem automação. Eles variam de: sistemas que apóiam o processamento de informações de pagamento de pessoal ao controle de ou o processamento de informação sobre linhas de produção. Seu principal objetivo é o de adquirir informação ou apoiar as atividades fins de uma organização ou de controlar equipamentos. Naturalmente, esses sistemas são aqueles responsáveis por preencher os bancos de dados do qual os outros tipos de sistema derivam seus dados.

Sistemas de Referência

Esses sistemas fornecem informação para um grande número de usuários, que precisam dessa informação para acessar outras informações ou processos de uma dada organização. Esse tipo de sistema é uma espécie de metáfora do conceito do balcão de referência que encontramos em bibliotecas. Aqui usuários podem ser pessoas que trabalham para a organização ou pessoas que são estrangeiras à organização, mas que têm o desejo de tratar com a organização. Por exemplo: manuais eletrônicos, regras, e informação geral são tipos de informação que esses sistemas fornecessem acesso. Com o apoio da tecnologia Web esse tipo de sistema tornou-se de grande importância para as organizações, não só por prover informações que fazem a organização menos dependente de informação em papel (para consumo interno), mas também porque se tornaram um importante canal de marketing, quando a organização tem um sítio na internet

domingo, março 16, 2008

Relatos sobre Falhas em Sistemas de Informação

Recentemente, recebi do Carlos Eduardo Portela Serra de Castro uma mensagem sobre um elo da Computerworld. A matéria do sítio aborda problemas no uso de sistemas de informação. Pode ser útil para ressaltar a importância de processos eficazes na gestão de sistemas de informação.

Se estiver interessado em histórias de falhas, vale a pena seguir alguns dos elos que apontei em Amazing sobre falhas do processo de software.