domingo, novembro 12, 2006

Catalogando Informações

Os termos tesauro, vocabulário, dicionário, léxico, taxonomias e recentemente ontologias têm sido utilizados na literatura de uma maneira livre e a precisa definição de cada um desses termos depende do autor e do contexto em que são utilizadas. Em Ciência da Informação os termos tesauro, vocabulário e léxico tem um sentido estrito na medida em que ajudam os sistemas de catalogação. Nas ciências naturais, taxonomias são fundamentais porque fornecem diretrizes para a construção dos mapas das espécies, existindo uma sub-área que cuida especificamente disso: a sistemática.

Em Ciência da Computação a tarefa de disponibilizar conhecimento é uma dos pontos principais para o qual se direcionam várias áreas de pesquisa, principalmente as relacionadas a: banco de dados, inteligência artificial, modelagem conceitual e engenharia de software para citar algumas.

Recentemente, com o crescimento da Web, o problema da catalogação da informação e sua fácil recuperação agravaram os desafios de lidar com um grande volume de informação não previamente catalogada. Nesse contexto buscou-se na filosofia um termo, ontologia, que pudesse refletir a magnitude do problema.

Tesauro, vocabulário, léxico, taxonomia e ontologia como dissemos têm distintas definições. Não nos cabe aqui entrar nessa discussão. Vale frisar que de uma maneira geral, os requisitos normalmente colocados para catalogação em Ciência da Informação são menos sofisticados que os que os pesquisadores de modelagem conceitual e de inteligência artificial têm voltado sua atenção.

De uma maneira geral, e bastante geral, pode-se entender que: vocabulário, léxico, tesauro e dicionário encontram-se mais focados em aspectos denotacionais, que taxonomias estão mais focadas em aspectos estruturais, no que concerne a conotação, e que ontologias são estruturas mais complexas, onde não só aspectos denotacionais e conotacionais são centrais, mas também o emaranhado de relacionamentos entre as entidades desse conjunto.

Nenhum comentário: