quinta-feira, agosto 10, 2006

O Executivo de Sistemas de Informação

O executivo de sistemas de informação é um profissional que tem passado por grandes transformações. Claro: com a velocidade das mudanças tecnológias é natural que esse profissional tenha que estar "antenado" para novas tendências, novos produtos, novas gírias.

Historicamente esse profissional passou por uma série de ondas de transformação e o título que denota sua posição máxima é um exemplo de como as coisas mudaram.

Vejamos: Chefe do Departamento de Processamento de Dados, Gerente de Informática, Diretor de Informática, Vice-Presidente de Informática e o termo mais comum hoje: CIO (Presidente de Informática). Usei termos em Português, inclusive fazendo uma versão e não uma tradução para o termo hoje utilizado (Chief Information Officer).

O que vemos é que esse executivo foi aos poucos subindo na pirâmide organizacional; função basicamente do crescimento do uso de tecnologias de informação na organização. É um cargo de alta responsabilidade e por isso muito bem remunerado.

Voltaremos a esse tema. Vou aproveitar e adicionar um elo aqui do lado para um veículo que traz muitas notícias que são de interesse desse tipo de profissional, e é claro para aqueles que querem chegar lá. A adicão do elo é apenas uma referência para material jornalístico em Português. Existem outros canais de divulgação jornalística como a revista Exame, por exemplo, mas creio que o portal mantido pela IDG é uma das melhores indicações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia,

Reparo que temos algo em comum. Os sistemas de informação de apoio à Gestão.

Deixo-lhe o link para o meu blog. (www.sistemainformcacao.blogspot.com) Talvez encontremos interesses comun e oportunidades de discussão.

Se me permitir, colocarei uma entarda para o seu blog no meu.

Cumprimentos,

Luis Matos

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Luis,

Obrigado.

Sim: pode linkar para esse espaço.

jcl