sábado, julho 22, 2006

Organização Federativa de Sistemas de Informação

O título acima é de um artigo que escrevi em 1994 e que está publicado na revista BateByte da Celepar.

E por que ressucitar um artigo escrito em 1994?

A razão é que o problema de integração é perene.

Vejam por exemplo o recente problema, grave, ocorrido no FBI em relação ao sistema de informação "Virtual Case File". Num artigo na Spectrum, Harry Goldstein diz:

"Now, detailed interviews with people directly involved with the VCF paint a picture of an enterprise IT project that fell into the most basic traps of software development, from poor planning to bad communication." (entrevistas com participantes do projeto apontam que armadilhas comuns em TI, como falta de planejamento e falta de comunicação ocorreram)
Muitos dos problemas que ainda persistem em SI acontecem face à falta de entendimento de que estes são sistemas complexos e que envolvem não só aspectos técnicos. Diz o artigo de 1994:
"Um sistema de informação não é como muitos acreditavam e, infelizmente, alguns ainda acreditam, um sistema puramente técnico. A visão tecnicista, oriunda, principalmente, do enfoque racional tecnológico da maioria dos gerentes responsáveis pela função de processamento de dados, detecta um sistema de informação como meramente uma obra de engenharia. Nada mais longe da realidade."
Na verdade Sistemas de Informação devem ficar atentos para aspectos sociais. A proposta
de organização federativa é uma alternativa, de origem social, que procura evitar problemas de integração de grandes sistemas.

Hoje com sistemas do tipo Web e com servidores cada vez mais pontentes, volta-se novamente a sonhar-se com sistemas centralizados e totalmente integrados. Vale o que está escrito acima: tecnologia só não resolve.

Voltarei a esse tema, principalmente sob a ótica de centralização / descentralização em Sistemas de Informação.

Nenhum comentário: