domingo, julho 02, 2006

As 4 grandes firmas

O mercado de sistemas de informação foi e é muito influenciado pelas grandes firmas de consultoria.

Essas firmas que na década de 80 eram 8 grandes firmas, por uma série de fusões acabaram tornando-se 5 na década de 90 e hoje são 4.

São elas: PWC, Deloitte, KPMG e Ernst&Young.

Essas firmas surgiram fornecendo serviços de auditoria contábil, e seu crescimento confunde-se com o crescimento das grandes organizações industriais e de serviços. Cresceram porque seus serviços são vistos como um selo de qualidade. São hoje grandes corporações e estão espalhadas pelo mundo todo.

Como as organizações cresceram e os sistemas de informação tornaram-se uma necessidade fundamental, essas grandes firmas foram criando áreas de especialização em sistemas de informação. Tanto foi assim que algumas delas criaram diferentes firmas para cuidarem especialmente desse mercado.

A primeira a fazer isso foi a Andersen, criando a Andersen Consulting, hoje com o nome de Accenture. No entanto a Andersen, que era uma das 5 grandes em 90, acabou. Acabou porque estava relacionada aos problemas da Enron e seu fim trouxe grande preocupação à indústria.

Além das 4 listadas acima e da Accenture, também são grandes as empresas CapGemini e a Bearing Point (essa criada a partir da KPMG).

De maneira geral, essas empresas são seguidoras de tendências no que se refere à tecnologia de informação, e de certa maneira são conservadoras na proposta de soluções. No entanto, com a separação por unidades de negócio e na formação de firmas orientadas ao mercado de TI espera-se que essas empresas possam ser mais inovadoras no uso da tecnologia.

De qualquer maneira, visitar os sítios indicados acima é uma boa maneira de saber o que este tipo de organização vem oferecendo ao mercado de sistemas de informação.

Nenhum comentário: