Para o profissional de sistemas de informação é fundamental o entendimento da organização. Uma maneira de melhor entender a organização é compreender as várias escolas da teoria organizacional. O Professor Fernando Prestes Motta, em seu livro Teoria geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira, 1975, faz um trabalho primoroso de abstração ao propor uma taxonomia para o estudo das várias escolas da administração.
O esquema proposto por Prestes é o seguinte:
a) Concepção da Organização,
b) Relações Gerente-Empregado,
c) Sistemas de Incentivos,
d) Concepção da Natureza Humana e
e) Resultados.
A primeira escola é a administração científica de Taylor e Fayol. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Organização Formal.
b) Identidade de Interesses.
c) Incentivos Monetários.
d) Homo Economicus (ser racional que procura maximizar resultados).
e) Resultados Máximos.
A segunda escola é a de relações humanas de Mayo e Follet. Nessa visão temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Organização Informal (impossibilidade de redução do indivíduo ao esquema mecanicista).
b) Identidade de Interesses.
c) Incentivos Psicossociais
d) Homo Social (não mecanicista, é condicionada pelo social e biológico. Aqui tem importância as necessidades do indivíduo: segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização).
e) Resultados Máximos.
A terceira escola é o behaviorismo de Simon e Barnard. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema Cooperativo Racional
b) Conflito Possível e Negociável (análise das decisões)
c) Incentivos Mistos.
d) Homem Administrativo (reconhece a importância da racionalidade, mas rejeita o modelo da Administração Científica. Apresenta a dimensão humana como uma combinação de sentimentos e motivos. Lida com a propriedade da adaptabilidade, com tomada de decisão, mesmo as não racionais e com o princípio de autoridade).
e) Resultados Satisfatórios.
A quarta escola é o estruturalismo de Weber, onde o formalismo da burocracia procura documentar as estruturas de poder. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema social deliberadamente construído.
b) Conflitos inevitáveis e muitas vezes desejáveis (o conflito é um processo fundamental).
c) Incentivos Mistos.
d) Homo Organizacional (homem dependente das organizações, flexibilidade, resistência a frustração, adiamento de recompensas, desejo permanente de realização).
e) Resultados Máximos.
A quinta escola é a da teoria geral dos sistemas, onde sobressai o trabalho de Katz and Kahn. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema aberto.
b) Conflito de papéis (fatores organizacionais (estrutura organizacional, especialização funcional, sistema formal de recompensa), fatores de personalidade, relações interpessoais)
c) Incentivos Mistos.
d) Homo Funcional (expectativa quanto ao papel (cargo), comportamento do papel, inclusão parcial do homem, comportamento natural. A organização é vista em termos de comportamentos inter-relacionados.).
e) Resultados Máximos.
O esquema proposto por Prestes é o seguinte:
a) Concepção da Organização,
b) Relações Gerente-Empregado,
c) Sistemas de Incentivos,
d) Concepção da Natureza Humana e
e) Resultados.
A primeira escola é a administração científica de Taylor e Fayol. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Organização Formal.
b) Identidade de Interesses.
c) Incentivos Monetários.
d) Homo Economicus (ser racional que procura maximizar resultados).
e) Resultados Máximos.
A segunda escola é a de relações humanas de Mayo e Follet. Nessa visão temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Organização Informal (impossibilidade de redução do indivíduo ao esquema mecanicista).
b) Identidade de Interesses.
c) Incentivos Psicossociais
d) Homo Social (não mecanicista, é condicionada pelo social e biológico. Aqui tem importância as necessidades do indivíduo: segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização).
e) Resultados Máximos.
A terceira escola é o behaviorismo de Simon e Barnard. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema Cooperativo Racional
b) Conflito Possível e Negociável (análise das decisões)
c) Incentivos Mistos.
d) Homem Administrativo (reconhece a importância da racionalidade, mas rejeita o modelo da Administração Científica. Apresenta a dimensão humana como uma combinação de sentimentos e motivos. Lida com a propriedade da adaptabilidade, com tomada de decisão, mesmo as não racionais e com o princípio de autoridade).
e) Resultados Satisfatórios.
A quarta escola é o estruturalismo de Weber, onde o formalismo da burocracia procura documentar as estruturas de poder. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema social deliberadamente construído.
b) Conflitos inevitáveis e muitas vezes desejáveis (o conflito é um processo fundamental).
c) Incentivos Mistos.
d) Homo Organizacional (homem dependente das organizações, flexibilidade, resistência a frustração, adiamento de recompensas, desejo permanente de realização).
e) Resultados Máximos.
A quinta escola é a da teoria geral dos sistemas, onde sobressai o trabalho de Katz and Kahn. Nela temos as seguintes instanciações para a taxonomia geral:
a) Sistema aberto.
b) Conflito de papéis (fatores organizacionais (estrutura organizacional, especialização funcional, sistema formal de recompensa), fatores de personalidade, relações interpessoais)
c) Incentivos Mistos.
d) Homo Funcional (expectativa quanto ao papel (cargo), comportamento do papel, inclusão parcial do homem, comportamento natural. A organização é vista em termos de comportamentos inter-relacionados.).
e) Resultados Máximos.
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