sábado, julho 15, 2006

"Piloto de Word"

Durante debates do WER 2006, uma frase chamou minha atenção: “piloto de Word”.

Creio que foi a Susana Oliveira quem usou esse termo, que teria sido cunhado por profissionais que trabalham no nível de implementação. Seu uso por parte da comunidade parece ter um viés depreciativo, no sentido de que esse profissional ( o piloto) seria menos capacitado em aspectos tecnológicos.

A frase surgiu no contexto de uma discussão sobre profissionais recém formados e que fazem concurso público. Foi observado, por alguns participantes, que esses profissionais têm um perfil muito voltado para as tecnologias de implementação e enfrentam sérios problemas quando têm que lidar com requisitos de software.

São várias, as razões dessa visão, equivocada, por parte dos profissionais com o perfil mais tecnológico e com pouca experiência em sistemas de informação. A principal razão é a falta de entendimento por parte da alta gerência da importância de processos bem definidos para que o software seja planejado adequadamente. Outra forte razão é a falta da disseminação do conhecimento sobre a engenharia de requisitos.

O “Word”, da frase título, está presente porque ainda é muito pouco difundido o uso de tecnologias de engenharia de requisitos, o que faz com que muitos profissionais que trabalham com a definição de software (também conhecidos como analistas de negócio ou analistas de sistemas) não utilizem infra-estrutura adequada para o registro e acompanhamento de requisitos (também conhecido como gerência de requisitos) e acabem usando apenas editores de texto para registrar requisitos.

As tecnologias de engenharia de requisitos são pouco utilizadas porque, como dito acima, falta disseminação (educação) sobre a matéria e porque a maioria das ferramentas de mercado exige alto investimento, não só financeiros, mas também humanos; principalmente, porque a grande maioria delas é descrita/escrita em línguas estrangeiras.

O tema de transferência de tecnologia na área de engenharia de requisitos é um tema que vem sendo discutido internacionalmente. Se quiser saber mais sobre isso; veja um texto sobre a ótica de transferência de tecnologia e/ou um texto sobre a ótica de engenharia de requisitos.

Se quiser deixar sua opinião nos comentários: seja bem-vindo.

p.s. Quer aprender mais sobre engenharia de requisitos? Então consulte a biblioteca de acesso livre do Workshop de Engenharia de Requisitos, ou leia o livro Perspectives on Software Requirements.

Nenhum comentário: