terça-feira, julho 04, 2006

Adicione ao seu Delicious (Salvar no Delicious)

Acabei de postar um novo elo com o título acima.

O que é isso?

O delicious é um serviço de marcação. Forneci uma explicação inicial no meu primeiro comentário em Amazing.

Vou tentar ser mais didático, mesmo porque o Delicious ainda têm sua interface em Inglês.

O que é um serviço de marcação? É um serviço que permite com que suas páginas preferidas na rede sejam mantidas em um repósitorio e que sejam etiquetadas ou marcadas com palavras chave de sua preferência. É semelhante ao "Favoritos" do seu navegador, mas com uma grande diferença, que são justamente os marcadores ou etiquetas.

Sim, e daí?

Bom, a marcação pode ser uma importante ferramenta para que as informações da rede sejam arrumadas de acordo com o frêgues. Explico: você tem o poder de, ao guardar sua página favorita, marca-la com as palavras (que você pode inventar!) que lhe vierem a cabeça. Você também pode fazer com que todos que acessem o delicious possam ver seus favoritos e possam ver os marcadores que você utilizou.

Moral da história: quanto mais pessoas tenham marcado determinadas páginas com marcadores iguais (vejam que aqui não há uma imposição, mas essa igualdade virá democraticamente) mais fácil será para que se possa achar informação na rede que todos atribuem importância. Vejam um artigo de Shirky (em Inglês) sobre o assunto.

Em Inglês, esse tipo de software tem sido chamado de Social Software ou Software Social.

Vejam meus marcadores.

Nenhum comentário: