sábado, maio 22, 2010

Estrutura Matricial

A estrutura matricial é a estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham orientadas a projetos, onde um projeto agrega vários elementos funcionais. O trabalho por projeto, que leva a uma organização matricial num determinado período de tempo, é muito frequente em empresas de engenharia e de publicidade, por exemplo.


Na Figura damos o exemplo de uma empresa de engenharia de telecomunicações (dois líderes de projeto X e Y, cada um recruta engenheiros de áreas especializadas: energia, radio e civil). Ese tipo de organização vê a organização de um maneira horizontal e assemelha-se a visão de processos pregada pela escola da re-engenharia. A Reengenharia foi moda no início dos anos 90 com base num artigo e livro de Hammer: Hammer, M, Re-engineering Work: Don't Automate, Obliterate, Harvard Business Review, 68, 4, July-Aug, 1990, 104-112 e Hammer M and Champy, Reengineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution (Collins Business Essentials) 1993.

“As vantagens da estrutura matricial são: qualidade da decisão no caso de conflitos de interesses, contato direto no lugar de burocracia, aumenta a motivação gerencial, desenvolvimento de gerentes através do incremento do envolvimento em decisões. As desvantagens são: tempo ara a tomada de decisão, responsabilidades não ficam claras, grande grau de conflito, diluição de prioridades.” (Gerry Johnson e Kevan Shcoles “Exploring Corporate Strategy”)

As estruturas matriciais representam um desafio para o arquiteto de sistemas de informação. Aqui, além de lidarmos com o fluxo vertical de cada funcionalidade e o fluxo inter-funcional de cada sistema, temos também que lidar com um fluxo horizontal, que muita vezes cruza todas as funções.

Os sistemas de informação têm que ser desenhados para atender tanto aos clientes horizontais como para os clientes verticais. Conseguir uma solução balanceada é o objetivo, porque muitas vezes a necessidade de informação gerencial da perspectiva horizontal pode gerar um trabalho extra para a organização vertical e com isso minar a qualidade do sistema como um todo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo, como uma das vantagens da estrutura matricial é a decisão dos conflitos , se uma das principais características dela é o rompimento da estrutura piramidal e unidade de comando ?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Anônimo,

Veja que " ... qualidade da decisão no caso de conflitos de interesses..." faz parte de uma citação dos autores Johnson e Schcoles.

No entanto, concordo, e por isso citei-os. Veja que no mesmo trecho há uma menção do lado negativo: " ... grande grau de conflito ...".

Portanto, um dos efeitos colaterais do uso da estrutura matricial é a existência de conflitos. Isso é fato. Há que saber lidar com esse fato, explorando seus pontos positivos e minimizando os negativos.