quinta-feira, novembro 29, 2007

O que faz o Profissional de Sistemas de Informação?

A atuação principal do bacharel em Sistemas de Informação é lidar com a informática no mundo corporativo. Seu constante desafio é saber empregar as tecnologias de informação ao contexto organizacional de forma eficaz e eficiente.

Portanto, sua atuação caracteriza-se por buscar uma sintonia entre uma infinidade de possíveis soluções de tecnologia e seu uso adequado numa organização Em função disso há enorme variedade nessa atuação profissional, tanto pelo universo das tecnologias de informação tanto como pelas diferentes características das organizações, que podem ser privadas, públicas, governamentais, não governamentais, reguladoras, internacionais, virtuais entre outras.

As organizações precisam de informações para seu funcionamento adequado. Essas informações são de tipos variados e servem diferentes propósitos.

Listamos abaixo algumas das tarefas que um profissional na área de Sistemas de Informação tem que fazer. É uma tentativa de ater-se, num alto nível de abstração, ao que consideramos as tarefas básicas sob o ponto de vista técnico. Aqui não incluímos os aspectos gerenciais, nem sociais relacionados.

As tarefas básicas são:

Lidar com Clientes (Clientes)

Esse tipo de tarefa exige contato com clientes, isto é com pessoas que querem algum resultado que envolve a informática.

Essas tarefas são particularmente interessantes para aquelas pessoas mais extrovertidas e que gostam de manter contato com outros profissionais. Reuniões e entrevistas são práticas freqüentes nesse tipo de tarefa. Aqui o profissional de informática tem possibilidade de aprender ou aprofundar seus conhecimentos em assuntos não diretamente ligados à informática.
Muitas vezes esse contato pode ser feito externamente a organização onde atua o profissional e pode envolver viagens.

Caso o profissional seja um vendedor ou consultor de empresas fornecedoras de tecnologia, seus clientes serão outros profissionais de informática que desejam algum serviço.

Lidar com Fornecedores (Fornecedores)

Esse tipo de tarefa exige que os profissionais tenham contato com outros profissionais da área, que desempenham funções ou de vendedores ou de consultores.
Essa tarefa exige dos profissionais da organização conhecimento técnico das tecnologias para que a decisão de compra seja a melhor possível. Nessa função é importante também estar pronto para aprender, porque na área de informática é grande a oferta de novos produtos ou serviços.
Muitas vezes é necessário que os profissionais tenham que fazer cursos de atualização para saberem escolher dentre as novas tecnologias. Esse tipo de tarefa exige também um viés empresarial, visto que muitas vezes o profissional pode estar encarregado de negociações. A convivência com consultores é comum na profissão o que aumenta também a oportunidade da aquisição de novos conhecimentos. Nesse tipo de tarefa também é comum o profissional participar de congressos ou feiras ou de visitas a fornecedores.

Vale observar que os pessoas trabalhando como fornecedores podem, também, ser profissionais de informática.

Escrever Documentos Técnicos (Escrever)

Esse tipo de tarefa é a que envolve mais conhecimento técnico. O profissional de informática escreve constantemente. Só que não necessariamente escreve em Português. Ele escreve normalmente em linguagens artificiais, isto é linguagens que tem regras próprias e muitas vezes são bem diferentes do Português ou do Inglês. Típico é escrever no que são chamadas linguagens de programação tais como C, Java, Visual Basic, Delphi, Php entre outras ou em linguagens de definição de texto como XML ou de marcação como Html. Usam-se também linguagens gráficas como a UML ou o MER ou o DFD para organizar o trabalho. Usam-se também linguagens parecidas com linguagens de lógica ou matemática. Claro que, para escrever nessas linguagens o profissional tem que saber lê-las. Essas linguagens são fundamentais, porque auxiliam o profissional na comunicação entre seus pares e auxiliam a comunicação com o computador.

Criar Organizadamente (Criar)

Mas o que escreve o profissional?

Os documentos que o profissional produz são os resultados de seu trabalho. Ele escreve sobre o entendimento do problema, ele escreve sobre as vantagens ou desvantagens de uma tecnologia, ele escreve a especificação de uma nova ou renovada solução de informática, ele escreve o conjunto de programas de computador, ele escreve os manuais, ele escreve as estruturas de dados (organização das informações), ele escreve os procedimentos que a organização usará para lidar com a solução de informática.

Mas é só escrever?

Claro que para escrever o profissional terá que utilizar seus conhecimentos técnicos para criar soluções que sejam condizentes com a organização. Essa criação de soluções necessita criatividade associada com as práticas já consolidadas na profissão.

Usar Conhecimentos Técnicos (Técnicas)

Esse tipo de tarefa pode envolver cálculos simples ou complexos, manipulação de fórmulas complexas, composição de "quebra-cabeças", raciocínio lógico, cálculos lógicos, indução, dedução e capacidade de reconhecer situações onde uma solução já existente pode ser aplicada.

Um matemático famoso, George Poyla, escreveu que, para se solucionar um problema, deve-se: a) entender o problema, b) propor um plano, c) levar o plano adiante e d) conferir o resultado. Esses passos devem ser uma preocupação constante no uso de conhecimentos técnicos.

Informações Adicionais:

Veja, aqui (click), a palestra proferida na PUC-Rio em Abril de 2008.; veja, também, outra nota sobre o tema (onde o modelo SADT é apresentado na versão 1.1).

Veja, aqui, uma lista de currículos de algumas universidades que oferecem o curso de bacharel em sistemas de informação.  Ajuda a ter uma idéia do que se precisa estudar, de acordo com cada universidade.

54 comentários:

Kaléu Caminha disse...

Olá Sr. Júlio,
Acabo de conhecer seu Blog e lhe dou meus parabéns e reconhecimento por esse trabalho que com certeza vai me ajudar muito.

Fiz alguns comentários sobre esse post em meu recente blog pessoal (link). Se tiver algum problema com o texto que publiquei, basta avisar.

Quanto ao post senti um pouco falta de um foco maior do profissional de SI em entender a organização na qual atuará e principalmente, as pessoas que compõe a organização, não somente "clientes" e "fornecedores" mas colaboradores internos também.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Kaléu,

Obrigado pelo seu comentário.

Vi seu blog. Ótimo que tenha tido essa iniciativa. É uma boa maneira de treinar a escrita e compartilhar suas opiniões.

Quanto ao que menciona, na descrição dada o termo "clientes" aplica-se tanto a clientes internos como a clientes externos. No entanto, creio que você tem razão na medida em que isso deixa de ser claro.

Obrigado.
jcspl

Anônimo disse...

quer dizer que com o meu curso de técnico em informática sou conoletamente analfa no mundo da informatica

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Prezado Anônimo,

Um bom profissional deve sempre estar disposto a aprender e complentar seu conhecimento anterior.

Uma das razões desse espaço é incentivar as pessoas a que procurem aprender mais sobre Sistemas de Informação.

No entanto, existem outras áreas da Informática que precisam de
outros e diferentes conhecimentos.

André Pinheiro disse...

Achei seu blog muito bom !
graça as essas informações,eu entrei pra facudade se sistema de informação ^.^
brigadão Vlw ;D

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Caro André,

Sucesso no seus estudos!
Obrigado pelo comentário.
jcspl

Jessica Amaral disse...

adorei as coisas que o senhor escreveu, depois de as ler pude ter certeza do que quero fazer.Valeu mesmo.

Anônimo disse...

OIE ACABEI DE CONHECER SEU BLOG , TENHO MUITAS DUVIDAS DO QUE IREI FAZER QUERIA SABER QUANTO TEMPO DURA A FACULDADE E SE É DIFICIL CONSEGUIR ESTÁGIOS DURANTE O CURSO ME RESPONDE AI BJKASS

julio cesar sampaio do prado leite disse...

O curso de graduação em Sistemas de Informação é de quatro anos. Existem opções de tecnólogo onde o tempo é reduzido. No sítio da SBC existe um cadastro de cursos. Dê uma olhada http://www.sbc.org.br/cnc/). Fazendo um bom curso e tirando boas notas é certo que você terá lugar no mercado. A área de Sistemas de Informação tem e terá uma demanda muito grande.

Anônimo disse...

Ola Sr. Júlio,
Muito bom seu blog, fiz um curso de Sistemas de Informação(graduação tecnologica), gostaria de saber oque você recomenda como curso de Pos- graduação.

Anônimo disse...

gostei bastante de sua postagem, achei excelente o modo no qual tenta tirar dúvidas, de alguns.

Levy disse...

Eu não gosto muito de matemática e gostaria de fazer sistema de informação. Tenho chances?
me manda para meu e-mail:

julio cesar sampaio do prado leite disse...

A escolha de um curso de pós-graduação é complexa. Se estiver falando de lato sensu, pós ligada a pesquisa, o melhor é consultar a qualidade dos cursos de pós. A CAPES, uma agência do MEC, classifica os cursos de pós, sendo os cursos com nota 7 os melhores.
Em termos de strictu sensu, as opções são grandes e devem ser escolhidos por uma combinação da reputação da instituição e o foco do curso (que vai dar ênfase a uma área das várias existentes em Sistemas de Informação).

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Levy,

O "gostar de matemática" não é um impedimento para cursar Sistemas de Informação. Apenas deves escolher um curso onde a ênfase seja mais voltada para a aplicação da tecnologia de TI, do que para a criação dessas tecnologias.

Pedro, disse...

Ola Sr.Julio,
Acabo de me inscrever no curso da sistemas da informação não por opção própria mas por ter ganho uma bolsa em um programa do estado e não posso direcionar a mesma para outro curso.
Trabalho na areá de logística e tenho duvidas se uma pessoa que não sabe nada sobre essa areá pode ser um bom profissional futuramente, gostaria de alguma orientação pois estou muito preocupado com esta situação acredito que as pessoas da empresa em que trabalho estão pensando que estou querendo ser demitido.

Obrigado.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Pedro,

Você menciona uma situação realmente diferente. No entanto, veja pelo lado positivo: você irá aprender coisas novas. Se fizer um bom curso, certamente ficará mais capacitado a trabalhar com sua área original, logística, porque qualquer trabalho de logística é fortemente baseado em sistemas de informação e em algoritmos computacionais. Portanto, vale a pena você empenhar-se e procurar aprender o máximo. Um profissional de logística com bom conhecimento de SI, será bem apreciado pelo mercado.
jcspl

Pedro disse...

ok, garanto que estarei me empenhado para aprender o maximo possivel,depois lhe digo o resultado.

Obrigado e parabens pelo seu blog.

ROSE disse...

Oi JULIO!Estou concluindo o curso técnico graduado em SI, quero saber se posso atuar em laboratórios de informática de escolas ou preciso fazer uma especialização na área da educação para poder atuar.
obrigada!
ROSE MONTEIRO

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Rose,
Sim. A princípio o curso que você tem é suficiente para trabalhar no laboratório. No entanto, se você gostar da atividade, aconselho-a fazer um curso superior em Sistemas de Informação

Pedro disse...

Ola Sr. Julio,

Estou de volta desta vez estou a procura de sua ajuda, o meu professor de Logica nos solocitou um trabalho que fosse relacionado a um tipo de debate (a criterio do aluno)que estivesse relacionado duas pessoas influentes com opniões diferentes e a terceira pessoa seria eu que iria espressar minha propria opnião.
Voce teria alguma indicação que pudesse me ajudar?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Pedro,
Obrigado pelo comentário. Espero que tenha conseguido o que precisava.
jcspl

Anônimo disse...

Sr Júlio gostaria de uma orientação, pois ganhei uma bolsa pra estuda sistemas de informação e em matemática pela rede pública e não sei o que faço, gostaria de saber sobre a oferta de emprego, salario, aria de trabalho e o que vou estudar se cursar sistemas de informação, to com muita duvidas na hora de escolher qual cursar.
Me responda pelo email
antonio_vasconcelos_neto@hotmail.com

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Antônio,
Só você mesmo pode decidir, procure ler mais sobre a área. Fale com
outros alunos. A área de TI ou SI
tem grande demanda por profissionais
competentes. Estude bastante e terá
êxito. Afinal, cada vez mais a sociedade marcha para usar TI de maneira a simplificar atividades
muito complexas.
jcspl

Jeferson disse...

Eu estou quase na mesma do Pedro, trabalho em contabilidade irei fazer SI, mas estou pesquisando outras áreas... Ciências da computação e engenharia da computação porque gosto de tecnologia e informática, mas to mais pro lado do SI mais de qualquer forma estou entre essas três áreas. Não sou muito fã de matemática, física e lógica que é o que mais pega na engenharia.

ENOQUE disse...

muito agradecido pela definição, estarei amanhã fazendo vestibular para sistema de informação e sua descrição serviu de incentivo.
enoquepaulo@hotmail.com. valeu mesmo!

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Enoque,

Espero que tenha ido bem no
vestibular.

Sucesso no curso!

jcspl

Anônimo disse...

Olá,
Gostaria de saber se este curso traz muita matemática em sua grade.

Ernandes RS disse...

uma pessoa formada em Sistemas de informação tem capacidade de desenvolver páginas web como (layout, templates,) para sites etc? E desenvolver/criar programas, aprende-se em Sistemas de informação ou a criação de software é só em Ciência da computação? Aguardo resposta! Obrigado.

Unknown disse...

Meus parabéns julio cesar sampaio do prado leite, espero ver mais postagens.

Wemerson silva disse...

Olha Julio,
Gostei muito da maneira que respondeu todos os post, to com uma dúvida tremenda, gosto muito de tecnologia e estou estudando sistemas de informação, mas trabalho como vendedor externo e gosto muito da área que trabalho será que vou ter como adequar uma coisa com a outra e continuar sendo um bom profissional de vendas da área de TI. Outra coisa que me preocupa e que sei da importância da TI para o mundo mas a profissão não têm nem um conselho pra garantir os direitos do trabalhador da área, será que isso muda até 2016!!!!!!

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Um bom curso de Sistemas de Informação, feito com dedicação, irá prover uma base para um vendedor que passará mais confiança para seus clientes.

A falta de um conselho para a profissão é uma discussão que já consumiu muitas horas de muitos acadêmicos e profissionais.

Escreverei sobre isso no futuro, face as diversas implicações desse tema.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Uma pessoa com boa base em um curso de Sistemas de Informação deverá ter facilidade em desenvolver sítios na Web.

No entanto, a medida em que são empregadas diferentes tecnologias para a Web, a confecção de sítios mais complexos exigirá um esforço de aprendizado maior.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Novamente: um bom curso de Sistemas de Informação deverá rever e ensinar alguns tópicos de matemática, em particular aqueles relacionados a: estatística e a carga (volume) de dados tanto para armazenagem (banco de dados) como para o trânsito de dados (redes, web).

Mariane disse...

Poxa ñ entendi direito estou fazendo um curso de tecnologia da informação e conhecimento e ñ tow conseguindo entender o que faz o profissional que trabalha nessa aréa.Pode me ajudar por favor ?

Mariane disse...

Faço um curso de Tecnologia da informação e do conhecimento o que faz o profissional dessa aréa ? por favor me ajude :D

Mariane disse...

Qual a diferença entre sistema de informação e tecnologia da informação ?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Mariane,

Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação muitas vezes são utilizados para significar a mesma coisa. Depende do contexto. Um curso superior em Tecnologia da Informação, certamente formará um perfil bastante próximo de um profissional de Sistemas de Informação. No entanto, o uso do termo Tecnologia da Informação pode focar mais na parte técnica utilizada por profissionais de Sistemas de Informação.

No entanto, muitas vezes o termo Tecnologia da Informação é usado de uma forma mais abstrata ou mais geral, isto é tentando incluir, além de Sistemas de Informação, outros conhecimentos no tratamento e transporte de informação, incluindo também conceitos de sistemas de telecomunicações.

Vou escrever, no futuro, uma nota sobre isso.

Anna Clara Melandis disse...

Olá Julio! Meu nome é Anna Clara e estou muito interessada em fazer SI , porem , muitos me desanimaram por falar que é pura matemática e programação. Ciência da computação e SI no fim das contas da no mesmo?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Anna Clara Melandis,

Veja que realmente é difícil esse tema, mas vou tentar abordar sua pergunta:

"Ciência da computação e SI no fim das contas da no mesmo?"

Primeiro: muitas universidades deixam de explicar de maneira clara a diferença entre os cursos que oferecem nessas duas graduações.

Segundo: o que vou responder pode ou não estar sendo seguido pela universidade que você escolher.

Terceiro: apesar da existência de um currículo básico do MEC, muitas vezes, universidades diferentes dão interpretações distintas.

Quarto: vamos a diferença.

Ciência da Computação busca uma visão mais teórica sobre computação. Para tanto, concentra-se em aspectos de lógica e matemática para tratar de prover e entender problemas complexos que envolvem o tratamento de informação de uma maneira eficiente. Praticamente falando: o graduado nesse curso terá condições de trabalhar na melhoraria algoritimos (programas) para que estes se tornem mais eficientes.

Sistemas de Informação: aqui o enfoque é o uso da Ciência da Computação em Organizações. Nesse caso, o profissional terá que lidar com problemas de administração de empresas e saber como a computação (informática) irá ajudar. Claro que esse profissional terá que conhecer a base de Ciência da Computação, mas em menos profundidade, mesmo porque, basicamente, ele irá usar tecnologias já desenvolvidas. No entanto, o profissional de SI deve ter proficiência em alguma forma de programação, ou seja a capacidade lógica de enunciar como um procedimento deve ser tratado por uma máquina. A diferença é que nesse caso, os conhecimentos de matemática deixam de ser tão necessários o quanto são para Ciência da Computação. Resumindo: um curso de Sistemas de Informação pode ser lecionado sem que "matemática" seja parte básica do currículo. No entanto, noções de lógica são necessárias para que o profissional aprenda a programar. Além disso, noções básicas de alguns tópicos de matemática, em particular aqueles relacionados a: estatística e a carga (volume) de dados tanto para armazenagem (banco de dados) como para o trânsito de dados (redes, web) deverão estar presentes no currículo.

Unknown disse...

Olá!
Primeiramente, parabéns pelo post muito interessante, e segundo, eu tenho intenção de fazer uma pós voltada para IA, gostaria de saber se você conhece algum órgão que disponibiliza isso de forma EAD.
Grato pela Atenção

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Oi Ila,

Obrigado.

De cabeça nada posso te indicar, mas tenta a UFRGS ou a PUC-RS, pode ser que eles tenham um curso destes.

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Jeferson. Eu não tenho nenhum curso de Informática e vou começar um Curso Superior em Sistema de Informação. Isso pode influenciar de modo negativo no meu estudo na Faculdade??

Unknown disse...

Olá, primeiramente parabéns pelo blog, muito bom!
Estou para ingressar no curso de Sistemas de Informação no primeiro semestre de 2014, trabalho com programação já, mesmo tendo certeza do que eu quero sempre vou em busca de maiores informações sobre esta área, ainda mais por ser mulher, pq não sei como elas são vistas na área de TI. Qual a sua opinião em relação a isso?

Otávio disse...


alguem pode me dizer de quanto em quanto tempo um formado em sistemas de informações precisa fazer cursos de atualização, e há processo seletivo nesses cursos de atualização???

Unknown disse...

Olá Julio ,me chamo Claudio Rodrigues e gostaria de parabeniza-lo pelo seus posts e comentários respondendo a dúvida da galera e comentando esse assunto que é muito abrangente (SI).Eu como a galerinha ai em cima tenho uma grande dúvida também;acabei a minha faculdade de SI e agora não tenho ideia do que fazer,na verdade que cursos eu deva fazer para aprimorar e destacar a minha carreira profissional nesse mercado tão exigente.Quando eu ainda estava cursando a faculdade eu me interessei muito pela área de segurança em redes,mas agora que acabei eu gostaria de umas dicas de cursos que eu deva fazer ;sei que certificações são caríssimas e como ainda estou engatinhando aqui no mercado de trabalho,recém formado quero uma boa dica sua com tanta experiência no assunto.
Meu obrigado desde então ,aguardo sua resposta.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Thaís Moura,

A área de Ciência de Computação tem ao longo dos últimos anos incentivado a participação de mulheres nos seus cursos. Isso reflete-se nos cursos de TI. A SBC ( www.sbc.org.br) tem feito uma série de iniciativas no sentido de aumentar o número de mulheres na área. Como já disse aqui, a área de TI é vasta e com muitas oportunidades. O melhor é uma área onde há sempre novidades.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Otávio,

Como acabei de responde acima, a área de TI é uma área onde as novidades tecnológicas são muitas e com grande velocidade. Portanto, cabe ao profissional procurar manter-se atualizado. No entanto, o mais adequado é que o profissional procure uma área onde tenha maior interesse, ou seja que goste mais. Uma vez achando essa área, dentro da TI, é manter-se atento a novidades. No entanto, como saber em que novidade investir? Bom isso leva tempo. A heurística mais segura é procurar cursos que tenham reputação no mercado. Hoje com a possibilidade de educação à distância, o profissional tem maior leque de escolhas.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Claudio Rodrigues,

Se você identificou uma área que gosta, isso já é muito bom. Agora é procurar se aperfeiçoar nela. Uma boa política é conseguir um trabalho nessa área (ou próximo), mesmo que com uma remuneração menor. Por que? Porque assim você passa a entender as necessidades da prática e começa a entender suas necessidades de aprendizado.
Como respondi acima, os cursos virtuais são uma boa opção. Obter ma certificação é muito bom, porque dá confiança a quem contrata. Uma alternativa é obter boas notas em cursos de extensão conceituados. Por outro lado, para quem tem o perfil auto-ditada uma ótima opção é acompanhar fóruns de discussão e procurar entender os problemas e as soluções que os mais experientes sugerem.

Anônimo disse...

Boa tarde ,olha muito bom o comentario , eu sou estudante de Bacharel em sistemas de informaçoes , era a minha segunda opçao , pois a primeira era medicina , entrei para nao ficar parada e hj em dia eu digo q medicina seria algo nada haver comigo, pois me apeguei bastante no curso de S.I pois quando vc tem aulas de programação 1 e começa a aprender c++ e vc ve q tudo ao ser redor tem uma programação e ve como vc pode fazer parte disso tudo , vc toma paixão , e quer aprender mais e mais , é muito raciocinio , muita logica , e tambem tem aulas de calculo 1 e 2 mas quem tem vontade de seguir essa carreira , podem apostar se joguem pois é um aprendizado muito grande , e vc conhece nao so sobre T.I mas sobre outras areas ,mas Sr Julio muito bom o seu blog e muito bom o seu ponto de vista , valorizou mais ainda nossa carreira , obrigado

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Anônimo,

Gostei de seu comentário. Que bom que está gostando. Programar traz uma liberdade de criação muito grande. Quando o profissional aproveita essa liberdade de maneira construtiva seu trabalho fica ainda mais interessante. Sucesso!

Anônimo disse...

Ola amigo, beleza?

Gostei do seu Blog. Pode me tirar uma duvida? Interessei pelo curso de SI e ganhei uma bolsa de 50% no mesmo. Queria fazer Ciências da Computação ou Engenharia da Computação, mais ai a concorrência para conseguir uma bolsa e maior. Vi que a Matriz Curricular do curso de Ciências da Computação e, praticamente, a mesma da Ciências da Computação. Vale a pena fazer o curso de SI, pensando em fazer pós-graduação em Ciências da Computação e, em seguida, Engenharia da Computação?

Obrigado, aguardo seu contato,

Att:
Vinicius A.

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Vinicius A.,

Existem muitas disciplinas que são oferecidas tanto para SI ou CC ou EC, no entanto, de maneira geral, SI tem mais disciplinas ligadas a administração, enquanto CC mais a matemática/lógica, e EC mais a matemática/engenharia.

A princípio você deve escolher o que mais seja interessante para você e que você tenha mais vontade de saber mais. No entanto, 50% de bolsa é algo importante.

Veja que, nesse mesmo espaço (http://sisdinf.blogspot.com.br/2014/02/grades-curriculares-em-sistemas-de.html) mostramos diferenças entre universidades e seus currículos.

Portanto, claro, a universidade escolhida é um importante fator.

Boa escolha.

Anônimo disse...

OBRIGADA PELAS INFORMAÇOES,QUAL O SALARIO EM MEDIA DO PROFISSIONAL DA AREA DE SI , ELE PODE TER SUA PROPRIA EMPRESA ? COMO FUNCIONARIA?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Como qualquer outra empresa. Dependendo do tamanho terá procedimentos fiscais mais simples. No caso, o profissional fornecerá seus serviços como pessoa jurídica.