segunda-feira, abril 02, 2007

RetroAlimentação :"feedback"

Retroalimentação ou "feedback" é um conceito fundamental para a teoria do controle. O "feedack" é uma informação produzida por um sistema que informa sobre o compartamento daquele sistema.

Sistemas podem ser definidos por meio de entradas e saídas. Um sistema consome entradas e produz saídas. O "feedback" é uma saída que transforma-se em entrada. Sistemas que tratam esse tipo de informação têm a possibilidade de conhecer sobre seu próprio funcionamento. Conhecer sobre seu próprio funcionamento ou desempenho é de fundamental importância para o auto-aprendizado, para a evolução.

No entanto, o esquema de "feedback", como uma entrada particular para um sistema, tem limitações.

Para um entendimento mais profundo sobre o conceito de controle creio que o modelo ultra-estável de Ashby(veja 1 e 2) é de fundamental importância.

Aprendi sobre esse modelo há muitos anos atrás com a leitura do excelente livro "A Gestão pelos Sistemas" de Jacques Mélèse, traduzido por Antonio de Garcia de Miranda Neto e publicado em 1973 pela LTC. Nele Mélèse explora a idéia de ultra-estabilidade para a gestão organizacional.

Recentemente aprendi que autores da área de "Autonomic Computing" (2006) estão usando o modelo de Ashby.

Abaixo vai a figura que representa o modelo ultra-estável de Ashby. Usarei as palavras de Mélèse para descrever esse modelo: "O sistema se chama ultra-estável porque possui dois níveis de estabilidade e dois sistemas de guiagem: o primeiro nível é o regulador, que assegura a estabilidade, seguindo o ritmo das pertubações exteriores; o segundo é o controle que, em ritmo mais lento, fonfere ao sisema um segundo grau de estabilidade, modificando a ajustagem do regulador".

7 comentários:

Unknown disse...

excelente modelo, julio. já que está permitido, vou usar a imagem na minha dissertação - com a citação, claro.
obrigada.

Unknown disse...

Bom dia,então como faço para reproduzir um feedback?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

hildemar,

para isso é preciso preservar (armazenar) a estória do processo, incluindo o feedback. A reprodução, portanto, depende do meio que foi armazenado o processo. para isso é também necessário preservar as condições de contexto.

Unknown disse...

Tenho um aplicativo no celular no qual esta pedindo o meu feedback, o que seria?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

Nara, a palavra "feedback"é uma palavra da língua inglesa.Sua tradução literal é alimentar para trás, em Português a tradução é retroalimentação. O que quer dizer isso? Quer dizer que é uma informação sobre algo que já aconteceu. Quando o aplicativo "pede seu feedback" ele quer saber de você o que você achou dele, ou seja informação sobre seu funcionamento. Gostou do aplicativo? Tem alguma crítica?

Anônimo disse...

Quais os componentes necessário para um feedback? E quais as funções de cada um deles ?

julio cesar sampaio do prado leite disse...

É exatamente isso que a figura mostra. O mais importante é saber que as saídas voltam para o sistema e são comparadas com o que se esperava delas.