quinta-feira, março 16, 2006

Afinal, o que vem a ser um Sistema de Informação?

Longe de mim, querer, com uma nota, esclarecer essa questão.

Ao longo do tempo tenho visto uma grande confusão, principalmente no meio acadêmico, sobre o conceito de sistemas de informação.

Minha visão é fruto de uma série de influências, mas poderia dizer que Gordon Davis (citado aqui ao lado) e o Donaldo Souza Dias (Professor da Coppead) foram importantes fontes de informação para a formação de meu ponto de vista sobre a disciplina, enquanto área de estudo. Cabe aqui também fazer menção ao Luiz Carlos Sá Carvalho e ao Sergio Rodrigues Bio autores dos livros que durante muitos anos utilizei como base para meu curso de Sistemas de Informação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O ponto fundamental é que, no meu entender, a idéia de sistemas de informação está intimamente ligada a visão de administração e ao papel que estes desempenham numa organização. Portanto "um" sistema de informação é um artefato que serve um determinado propósito dentro de uma organização. Essa é a visão do artefato SI e não da disciplina SI. Veja que para construir um artefato de SI, são várias as especialidades necessárias, inclusive a engenharia de software, mas creio que o foco principal deva ser o ponto de vista organizacional.

Acabo de recuperar um arquivo de 1991 ( Anais do XXIV Congresso Nacional de Informática, Sucesu, 1991, pags. 98-106. Sistemas de Informação e Engenharia de Software, o Elo Gerencial) onde escrevi que a maneira de fazer o diálogo entre SI e a Engenharia de Software eraatravés de um elo gerencial. De certa maneira ainda creio que estava certo, mas claro que, se escrevesse o artigo, hoje, faria alguns ajustes.

Resumindo, o ponto que gosto de salientar, pode ser, acredito eu, resumido na Figura abaixo.


Nenhum comentário: