quinta-feira, abril 20, 2006

Um Exemplo de Sistema de Informação do tipo Referência

Biblioteca virtual do MEC oferece acesso gratuito a quase 10 mil periódicos
(Globo On line, Quinta-feira, 20 de abril de 2006)

Nessa reportagem, o jornal O Globo menciona o portal Capes que vem prestando
um excelente serviço de divulgação (um sistema de informação de referência) de informações científicas.
A reportagem menciona, que, apesar do uso ser de volume razoável (1, 3 milhões de visitas por mês), apenas 181 instituições brasileiras podem ter acesso (principalmente universidades).

Na verdade, o portal Capes é um bom exemplo de portal, isto é um congregador de elos para uma série de recursos. Esse portal disponibiliza acesso as chamadas "bibliotecas digitais" que hoje disponibilizam, na rede, uma quantidade impressionante de obras, principalmente de divulgação científica, mas não restrita a apenas esse tipo de obra.

No caso especifíco do portal Capes é predominante os elos para bibliotecas digitais de divulgação científica. Essas bibliotecas cobram o acesso, e que , menciona a reportagem, o total ano é da ordem de 80 milhões de reais. Um importante investimento para que o acesso a informação científica seja disseminado nas instituições de pesquisa do país.

No entanto, vale notar, na reportagem, um comentário feito por um pesquisador da área jurídica. Esse pesquisador reclama da predominância de material na língua inglesa e a falta de material em outros idiomas como o francês, o alemão e o italiano.

Concordo e vou além: porque não privelegiar também o acesso a material em Português e Espanhol? Bom esse tópico é bem mais complexo e fica para outra nota.

Estou aproveitando esse registro na impressa para lembrar da importância do uso de citações. Com o acesso simplificado a fonte de informação, cresce a necessidade de termos consciência sobre o uso de citações.

Utilizar citações é sinal de boa educação e evita que, por engano, estejamos plagiando alguem. Vejam o que escrevi sobre esse tema em outro forum.