sábado, agosto 25, 2007

Mini Mundo

Em Banco de Dados, alguns autores usam o termo mini mundo para denotar o contexto: no qual o banco de dados atua, e do qual o seu esquema lógico foi baseado.

Em Engenharia de Requisitos utilizamos o conceito de Universo de Informações para denotar o contexto onde o software irá atuar e de onde os requisitos serão elicitados.

sábado, agosto 18, 2007

Folksonomia

O Estado de São Paulo, um dos mais tradicionais jornais do país, reformou seu visual na rede. Uma das novidades é o uso de marcadores ou etiquetas. O jornal optou por usar um anglicismo, já que usa a palavra “tags”. Esse fato reforça o que tínhamos escrito sobre essa maneira de organizar conhecimento. O jornal foi conservador, já que permite, apenas, que seus editores e jornalistas etiquetem ou marquem. O ideal seria se tivessem deixado que os leitores fizessem a marcação, mas claro, isso teria um custo.

O título da nota usa um neologismo para definir a prática do uso de etiquetas ou marcadores. É interessante ver como a palavra é definida na Wikipédia em Português, em Italiano, em Espanhol e em Francês.





quarta-feira, agosto 15, 2007

Um Clássico

Incrível! Acabei de descobrir que o artigo
"Strategies for Information Determination"
de Gordon Davis está disponível na rede. Veja aqui.

Esse artigo é um clássico. Vale a pena ler. Creio que permanece atual.